Buscar
  • Suzana Soares

5 óleos essenciais para o inverno


O inverno traz consigo algumas gripes, sinusite, rinite, asma, bronquite, pneumonia ou resfriados. As temperaturas desceram e vão oscilando, a humidade do ar está presente e fica muito propício ao aparecimento de determinadas doenças.


As mudanças bruscas de temperatura fazem com que o sistema imunológico, principalmente de crianças e idosos, fiquem mais suscetíveis a doenças.


A boa notícia é que com óleos essenciais que eu selecionei pode reduzir esses estados e, também, ajudar as crianças e idosos de forma 100% natural.


Todos os óleos essenciais escolhidos são estimulantes do sistema imune.


1. Eucalipto

O primeiro óleo essencial da lista é o Eucalipto (Eucalyptus globulus ou Eucalyptus radiata). Por ser rico na substância chamada cineol, é um potente expetorante das vias respiratórias, dissolvendo mucos e o ajudando em gripes, resfriados e peito cheio. Além de útil em otites e bronquites crônicas.


2. Malaleuca ou Árvore do Chá ou Tea Tree

O segundo óleo essencial é a Melaleuca (Melaleuca alternifolia). Este óleo é conhecido como Tea Tree e é um dos melhores óleos essenciais para rinite, sinusite e também poderoso para infeções respiratórias em geral.


3. Hortelã

O terceiro é o óleo essencial de Hortelã (Mentha piperita ou Mentha arvensis). Com efeito anti-bateriano e anti-viral é útil em gripes, resfriados, rinite, sinusite e também em casos de fadiga e cansaço decorrentes dessas doenças.


4. Limão

O quarto é o óleo essencial de Limão. É um dos mais poderosos para melhorar a atividade do sistema imunológico. Lembrando que é bem diferente usar o suco do limão de usar o óleo essencial, pois este último não tem vitaminas nem ácido cítrico.


  • Como utilizar

Esses quatro primeiros óleos essenciais devem ser utilizados por difusão atmosférica, principalmente no quarto durante a noite, através de difusores próprios para aromaterapia.

Para 500ml de água você adiciona de 15 a 20 gotas. No caso do Limão, ele também pode ser ingerido para melhorar a atividade do sistema imune.


5. Copaíba

O quinto e último óleo que é o óleo essencial de Copaíba, um dos mais potentes anti-inflamatórios que existem. Extremamente poderoso para o sistema imunológico e que também pode ser utilizado por crianças. A Copaíba deve ser ingerida na dosagem de 2 a 3 gotas, 2 a 3x por dia em uma colher de água.



Receita de mel aromático:


Nota: para quem é vegano pode substituir pelo xarope de agave ou semelhante.

Para cada 100g de mel ou xarope, adicione:


10 gotas do óleo essencial de Eucalipto; 3 gotas do óleo essencial de Melaleuca; 5 gotas do óleo essencial de Hortelã; 5 gotas do óleo essencial de Copaíba; E mais 10 gotas do óleo essencial de Limão.


É só misturar tudo e tomar uma colher pequena todos os dias ou misturar no seu chá predileto.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo