vivendo

diariamente inspirado

INSPIRAÇÃO
Expressão Grega: “theopneustos”

 

Muitas vezes ouvimos as pessoas dizerem: “Esta música foi inspirada em” ou “Ele inspirou-se para escrever o livro após o seu despedimento.” A inspiração do Homem, no entanto, tão boa quanto possa ser, não se pode comparar com a inspiração divina.

A palavra “theopneustos”, que significa “por Deus soprado.” É derivado de” theos “(Deus) e “pneustos” (respiração ou espírito).

 

INSPIRAÇÃO DIVINA (Nirvana)

Hoje partilho convosco uma das minhas palavras preferidas e, confesso, um dos estados mentais, físicos e espirituais que muito prezo:

 “Enthousiasmos”!  (que é como quem diz Entusiasmo!)

 

A sua origem remonta à antiga Grécia, onde inicialmente a palavra “Enthousiasmos” significava “ ter uma inspiração Divina” ou “ estar em êxtase provocado por uma divindade”, geralmente associado a uma experiência religiosa poderosa, exemplo do que acontecia no oráculo de Delfos com Pítia, a sacerdotisa.

A palavra em si é composta por duas palavras: “en” que significa dentro e “theos”, que significa Deus, o que literalmente significava à época “ ter um Deus dentro de si”.

Hoje, aqui e agora, mais do que o significado de “incorporação do divino”, aprecio em especial o significado de “inspiração divina”, e dou ao “entusiasmo” um significado complementar de “lufada de ar”, de vento “Divino” que nos inspira e nos move a alcançar feitos extraordinários.

 

E já pensou no que o(a) entusiasma verdadeiramente?                                       

O que faz com que se sinta “bafejado” por este vento divino? 

Já refletiu sobre isto? Fica o desafio.

 

Termos a capacidade de Identificar as nossas paixões, aquilo que nos provoca uma energia extraordinária e nos leva a sentirmo-nos “abençoados” por uma inspiração divina é, na minha opinião, fundamental para sermos excelentes e diferenciadores em tudo o que fazemos, nomeadamente para nos sentirmos pessoal e profissionalmente realizados e felizes.

Como dizia Steve Jobs: “The only way to do great work is to love what you do. If you haven't found it yet, keep looking. Don't settle.” ou seja, “A única maneira de fazer um ótimo trabalho é AMAR o que você faz, Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se acomode”!)

 

A boa notícia?! Depende de si encontrar a resposta!

E fica a dica: Aproveite este período de Primavera para refletir mais sobre o que o(a) apaixona e como o pode colocar em prática. 

 

O seu índice de felicidade e de realização pessoal aumenta quanto mais apaixonado for pelo que faz! Vale a pena pensar nisto.

 

Bom dia da Felicidade!

Fuel your Passion!

(Alimente a sua paixão)

António De' Ribeiro

Psicanalista Clínico, Especialista em Saúde Mental,

Hipnoterapeuta, Trainer Ho'oponopono & Neuromeditação